Setembro/2000

Querer, Saber e Poder

A Arte de VenSer

Auro Honda e Sandra Gentil
Diretores da Honda & Gentil e parceiros do QSP
no Programa "A Arte de VenSer"

500 a.c. o vitorioso general Sun Tzu escreveu um livro que se tornaria um clássico: A Arte da Guerra.

Nesse livro, Sun Tzu explica, de forma brilhante, como vencer uma guerra. Muito do que ali foi escrito continua sendo debatido e aplicado nos dias de hoje, só que em outro tipo de guerra, mais agressiva e com conseqüências devastadoras: a guerra de mercado pela conquista e manutenção do cliente.

Segundo Sun Tzu, para vencer uma guerra é necessário governar seis fatores constantes e essenciais:o Céu; a Terra; o Chefe e soldados; a Lei Moral; o Método e a Disciplina. Analogamente, hoje em dia, um líder eficaz precisa dominar 6 competências essenciais, a saber:

Fatores dominantes da Arte da Guerra Competências essenciais da Arte de VenSer
O Céu Pensamento Estratégico
A Terra Pensamento Analítico
O Chefe e os soldados Efetividade Pessoal
A Lei Moral Relacionamento Interpessoal
O Método Gestão de Processos
A Disciplina Orientação para Resultados

Para VenSer , o líder precisa conhecer o ambiente externo, quando é a melhor hora de atacar e se defender, se irá chover ou fazer sol, enfim, nas próprias palavras de Sun Tzu, "o general que vence uma batalha faz muitos cálculos no seu templo, antes de ser travado o combate". Trazendo para o contexto atual, o profissional competente sabe pensar estrategicamente: conhece o mercado onde atua, antecipa-se e cria as oportunidades, minimiza as ameaças, visualiza tendências, ou seja, está sintonizado com o presente e de olho no futuro.

VenSer significa também conhecer o território onde pisa, o tipo de solo, sua extensão e dificuldades. Da mesma forma, precisamos possuir capacidade e pensamento analítico: saber diagnosticar a situação atual, perceber a correlação entre fatos e resultados, identificar causas e resolver problemas, fazer uma leitura do passado com vistas a compreender e agir no presente.

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas". Um exército vencedor é composto por chefes e soldados eficazes. Seres que se percebem e se relacionam, que conhecem seus pontos fortes e suas limitações, e sabem que a superação é obtida através da união das pessoas. Possuem Efetividade Pessoal e excelente Relacionamento Interpessoal.

Não basta, porém, apenas ter bons líderes e um time comprometido se não houver método, ou seja, se não existir uma preocupação com os meios e com a maneira de se alcançar a vitória, com a gestão dos processos (como fazer). "Na guerra, o general recebe suas ordens do soberano. Ao reunir um exército e concentrar suas forças, deve misturar e harmonizar seus diversos elementos, antes de instalar seu acampamento. Depois disso, vem a manobra tática e nada é mais difícil. A dificuldade consiste em transformar o desvio em linha reta, o infortúnio em vantagem".

Finalmente, a Arte de VenSer é orientada para resultados com qualidade. Vence os combates não cometendo erros. E o faz de forma rápida, pois "só quem conhece os efeitos desastrosos de uma guerra longa pode compreender a suprema importância em levá-la ao término".

Dominar 6 competências essenciais. O desafio da Arte de VenSer está lançado.No limite.

PROGRAMA "A Arte de VenSer"
Treinamentos voltados para a Gestão de Pessoas, com Auro Honda e Sandra Gentil como instrutores. Informações: cursos@qsp.org.br