Dezembro e Janeiro/2002

Dicas da OHSAS 18002

ESTRUTURA E RESPONSABILIDADES

Para facilitar a gestão eficiente da SST, é necessário que as funções, responsabilidades e autoridades sejam definidas, documentadas e comunicadas, e que os recursos apropriados sejam fornecidos, a fim de permitir que as tarefas de SST sejam executadas.

Entradas típicas

As entradas típicas incluem o seguinte:

- estrutura organizacional/organograma;
- resultados da identificação de perigos e da avaliação e do controle de riscos;
- objetivos de SST;
- requisitos legais e outros requisitos;
- descrições de cargos;
- listas de pessoal qualificado.

Processo

É recomendado que as responsabilidades e autoridades de todos os que têm atribuições dentro do Sistema de Gestão da SST sejam definidas, incluindo definições claras das responsabilidades entre diferentes funções.

Tais definições podem, entre outras, ser exigidas das seguintes pessoas:

- alta Administração;
- gerentes de linha de todos os níveis da organização;
- operadores de processos e toda a força de trabalho em geral;
- gestores da SST dos contratados;
- responsáveis pelo treinamento em SST;
- responsáveis por equipamentos que são críticos para a SST;
- funcionários qualificados em SST ou outros especialistas em SST da organização;
- representantes de SST dos funcionários, que participam de comissões e fóruns consultivos.

Entretanto, é recomendado que a organização comunique e promova a idéia de que a SST é de responsabilidade de todos na organização, e não apenas dos que têm atribuições definidas dentro do Sistema de Gestão da SST.

É recomendado que as responsabilidades e autoridades de SST sejam documentadas da maneira mais apropriada para a organização. Isso pode ter uma ou mais das formas a seguir, ou qualquer outra alternativa escolhida pela organização:

- manuais do Sistema de Gestão da SST;
- procedimentos de trabalho e descrições de tarefas;
- descrições de cargos;
- treinamentos de indução.

Saídas típicas

As saídas típicas incluem o seguinte:

- definições de responsabilidades e autoridades de SST para todo o pessoal pertinente;
- documentação de funções/responsabilidades em manuais/ procedimentos/pacotes de treinamento;
- processo de comunicação de funções e responsabilidades a todos os funcionários e a outras partes pertinentes;
- participação e suporte ativos da Administração para a SST, em todos os níveis.

 

Clique AQUI para obter mais informações sobre o Manual OHSAS 18002 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Diretrizes para a implementação da OHSAS 18001.
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