Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade

O QSP é uma associação técnico-científica voltada à capacitação de profissionais e ao apoio técnico a organizações nas áreas de Gestão de Riscos, QSMS, Lean Seis Sigma e temas relacionados.

                           
   

 

BIOCOR obtém certificação inédita em Gestão de Riscos
Instituição brasileira do setor da Saúde torna-se a 1ª organização do mundo a conquistar
certificação derivada da norma ISO 31000.
A certificadora internacional GL - Germanischer Lloyd concedeu em 2010 ao Biocor Instituto a primeira certificação do mundo baseada na norma ISO 31000 de Gestão de Riscos. A norma de referência utilizada foi a QSP 31000:2010.

A conquista da certificação em tempo recorde pelo Biocor (a norma foi publicada em novembro de 2009) é atribuída à elevada maturidade dos sistemas de gestão já existentes na instituição. O Biocor é certificado nos padrões ISO 9001 (Qualidade, desde 1997), ISO 14001 (Gestão Ambiental, desde 2008) e OHSAS 18001 (Segurança e Saúde no Trabalho, também desde 2008), além de possuir a acreditação no “nível 3 com Excelência” da ONA, desde 2005, e a acreditação internacional NIAHO, obtida em 2009.

Após dois dias de intensa auditoria realizada no último mês de junho, a Germanischer Lloyd concluiu que o Sistema de Gestão de Riscos do Biocor Instituto satisfaz aos requisitos da norma QSP 31000 (utilizada para fins de auditoria e certificação e totalmente construída a partir da norma internacional ISO 31000, atual referência mundial de boas práticas de Gestão de Riscos).

O novo padrão mundial ISO 31000 para o gerenciamento total dos riscos empresariais enfatiza em sua parte introdutória que organizações de todos os tipos e tamanhos (e de qualquer setor de atividade) enfrentam influências e fatores internos e externos que tornam incerto se e quando elas atingirão seus objetivos. O efeito que essa incerteza tem sobre os objetivos de uma organização é chamado de risco. A norma prossegue explicando que “todas as atividades realizadas em uma organização envolvem risco. As organizações gerenciam o risco, identificando-o, analisando-o e, em seguida, avaliando se o risco deve ser modificado pelo tratamento do risco, a fim de atender a seus critérios de risco. Ao longo de todo esse processo, elas comunicam e consultam as partes interessadas (os chamados stakeholders) e monitoram e analisam criticamente o risco e os controles que o modificam, a fim de assegurar que nenhum tratamento de risco adicional seja requerido”.

Para o fundador e diretor geral do Biocor Instituto, Dr. Mario Vrandecic, “a Gestão de Riscos em nossa instituição é desenvolvida, implementada e mantida de forma a permitir a sustentabilidade do Biocor, protegendo nossos clientes/pacientes, a organização, os colaboradores, o corpo clínico, os bens, os recursos e a sua imagem”. O Sistema de Gestão de Riscos do Biocor abrange todos os tipos de riscos enfrentados pela instituição, os quais foram agrupados em cinco grandes categorias: riscos ao paciente, ambientais, ocupacionais, de responsabilidade civil e financeiros.

“Os riscos somos nós”, é um lembrete frequente que a direção do Biocor faz a todos os seus colaboradores. “Eles foram fundamentais para a conquista dessa importante e inédita certificação, ampliando e consolidando a incorporação da Gestão de Riscos à cultura da nossa instituição, tanto no discurso como, principalmente, no nosso dia-a-dia e em todos os processos e atividades que realizamos”, orgulha-se o Dr. Vrandecic, que arremata “o trabalho em equipe na nossa instituição não é uma opção, mas sim uma obrigação”.

O certificado
 

 
Para entender melhor

A norma internacional ISO 31000 foi publicada no final de 2009. Ela fornece princípios e diretrizes genéricas para a Gestão de Riscos e é agora a referência mundial sobre o assunto. A norma pode ser utilizada por qualquer empresa pública, privada, associação, grupo, etc.

A Gestão de Riscos implementada e mantida de acordo com a ISO 31000 possibilita a uma organização, entre outros benefícios:

- aumentar a probabilidade de atingir os seus objetivos;
- encorajar uma gestão pró-ativa;
- estar atento para a necessidade de identificar e tratar os riscos na organização;
- melhorar a identificação de oportunidades e ameaças;
- atender normas internacionais e requisitos legais e regulamentares pertinentes;
- melhorar o reporte das informações financeiras;
- melhorar a governança;
- melhorar a confiança das partes interessadas;
- estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão e o planejamento;
- melhorar os controles;
- alocar e utilizar eficazmente os recursos para o tratamento de riscos;
- melhorar a eficácia e a eficiência operacional;
- melhorar o desempenho em segurança e saúde, bem como a proteção do meio ambiente;
- melhorar a prevenção de perdas e a gestão de incidentes;
- minimizar perdas;
- melhorar a aprendizagem organizacional; e
- aumentar a resiliência da organização.

Exatamente com os mesmos propósitos, a norma QSP 31000 surgiu da necessidade de se ter um padrão derivado na íntegra da ISO 31000, mas com uma única diferença: que possibilitasse, adicionalmente, a realização de auditorias e a certificação de organizações no campo da Gestão de Riscos (a ISO 31000, por ser uma norma de princípios e diretrizes, não é destinada para esses fins). A QSP 31000 foi publicada em maio de 2010 pelo QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade, a partir de demandas de empresas associadas à entidade interessadas em avaliar sua gestão de riscos com base na norma internacional ISO 31000. O Biocor Instituto é associado ao QSP desde 2003, tendo aderido totalmente ao Sistema Evolutivo QSP de Gestão de Riscos criado pelo Centro.

Sobre o BIOCOR

Com 265 leitos e 1.120 colaboradores, o Biocor Instituto destaca-se como centro de referência em alta complexidade. Fundado em 1985 e localizado em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o Biocor foi pioneiro no uso da robótica na cirurgia cardiovascular no Brasil, e hoje é um complexo hospitalar de referência nacional e internacional, que prima pela qualidade total de seus serviços, sustentada pela competência de seus profissionais e por sua tecnologia de ponta.

A tradição, a eficiência e o pioneirismo do Biocor, amplamente reconhecidos nas áreas de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca, hoje estão espelhados em várias outras especialidades médicas abrangidas pela instituição.

Mais informações sobre o Biocor Instituto e suas premiações, certificações e acreditações podem ser obtidas no endereço: www.biocor.com.br e através do e-mail: biocor@biocor.com.br.

 
Untitled
 

HOME | MAPA DO SITE | FALE CONOSCO | CADASTRE-SE | ASSOCIE-SE | PUBLICAÇÕES

© 1991 – 2017, QSP.  Todos os direitos reservados