Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade

O QSP é uma associação técnico-científica voltada à capacitação de profissionais e ao apoio técnico a organizações nas áreas de Gestão de Riscos, QSMS, Lean Seis Sigma e temas relacionados.

                           
   
 

 
Benefícios do uso de diagramas Bow-Tie (em forma de "gravata borboleta") para a avaliação de riscos têm sido percebidos em todo o mundo por organizações de inúmeros setores de atividade. Também conhecidas como diagramas de barreiras (ou de controles), as Análises Bow-Tie fornecem uma maneira esquemática simples de mostrar e descrever os caminhos de um risco e as barreiras existentes para evitar ou atenuar as consequências indesejadas (ou estimular e promover as consequências desejadas...).

Mais importante ainda são os controles preventivos e os controles reativos conectados a tarefas, procedimentos, pessoas responsáveis, habilidades e competências profissionais, etc. O que só demonstra a ligação crucial existente entre controles de riscos e sistemas de gestão que garantam a contínua eficácia desses controles (saiba mais na apresentação a seguir que preparamos especialmente para os nossos leitores).

Diante da formidável expansão dessa técnica em âmbito mundial, o QSP está lançando o Projeto Gravata Borboleta (Bow-Tie), cujos objetivos principais são os seguintes:

  • Disseminar as novas abordagens e usos da Análise Bow-tie nas empresas brasileiras, e orientá-las sobre a correta metodologia de aplicação da técnica;
  • Capacitar profissionais das mais variadas áreas (Segurança, Gestão de Riscos, Auditoria, Controles Internos, Qualidade, etc.) no desenvolvimento de Análises Bow-tie conectadas a sistemas de gestão;
  • Desenvolver métodos semiquantitativos aplicáveis às Bow-ties, por exemplo, otimizando a Análise de Camadas de Proteção – LOPA;
  • Avaliar e recomendar aplicativos (softwares) representativos, que facilitem a construção, análise e conexão das Bow-ties a processos e sistemas de gestão.


Apresentação da Abordagem do QSP Alinhada à Norma ISO/IEC 31010:

A ANÁLISE BOW-TIE CONECTADA AO SISTEMA DE GESTÃO


Conheça também:

Untitled
 

HOME | MAPA DO SITE | FALE CONOSCO | CADASTRE-SE | ASSOCIE-SE | PUBLICAÇÕES

© 1991 – 2017, QSP.  Todos os direitos reservados