Maio/2002

Dicas da OHSAS 18002

Controle de Documentos e de Dados

É recomendado que todos os documentos contendo informações críticas para a operação do Sistema de Gestão da SST e para o desempenho das atividades de SST da organização sejam identificados e controlados.

Entradas típicas

As entradas típicas incluem os seguintes itens:

  • detalhes dos sistemas de documentação e de dados que a organização desenvolve, para dar suporte ao seu Sistema de Gestão da SST e às atividades de SST, e para cumprir os requisitos da OHSAS 18001:1999;
  • detalhes das responsabilidades e autoridades.

Processo

É recomendado que os procedimentos escritos definam os controles para a identificação, aprovação, emissão e descarte da documentação de SST, juntamente com o controle dos dados de SST. É recomendado que tais procedimentos definam claramente as categorias de documentação e de dados aos quais se aplicam.

É recomendado que a documentação e os dados estejam disponíveis e acessíveis quando necessário, tanto sob condições rotineiras como sob condições não-rotineiras, incluindo emergências. Isso pode incluir, por exemplo, a garantia de que desenhos técnicos, fichas de materiais perigosos, procedimentos e instruções estejam disponíveis para os operadores de processo e para todos os que precisarem dos mesmos numa emergência.

Saídas típicas

As saídas típicas incluem os seguintes itens:

  • procedimento para controle de documentos, incluindo as responsabilidades e autoridades definidas;
  • relações, listas-mestras ou índices de documentos;
  • lista da documentação controlada e de sua localização;
  • arquivo de registros (pode ser necessário conservar alguns desses registros de acordo com requisitos legais ou outros requisitos vigentes).

Clique AQUI para obter mais informações sobre o Manual OHSAS 18002 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Diretrizes para a implementação da OHSAS 18001.