Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade

English Spain Français Deutsch Italian

     

Destaque: Cursos In Company do QSP    

Curso In Company
Seis Sigma

Formação e Certificação de 
BLACK BELTS

Conheça também o curso de formação 
de GREEN BELTS

1. Pré-requisitos

Os candidatos a Black Belt deverão preencher os seguintes requisitos básicos para participar do treinamento:

  • Ter formação superior ou técnica;
  • Ter bons conhecimentos de Estatística.
  • O número máximo de participantes por curso é de 15 pessoas.

2. Carga horária e conteúdo do curso

O treinamento será desenvolvido em 4 sessões de uma semana cada, diariamente das 8h30 às 17h30 e estudo dirigido no período noturno, durante 4 meses, perfazendo a carga horária de 160 horas.

Entre cada semana de aula, haverá um espaçamento de aproximadamente 30 dias, a fim de permitir que os participantes retornem à empresa para aplicar o que aprenderam em cada sessão, no desenvolvimento dos projetos definidos na primeira semana do curso.

Baseado na metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control), o conteúdo do treinamento é distribuído conforme sintetizado na figura a seguir.

    Semana 1  

  • Conceitos Básicos da Metodologia Seis Sigma
  • Trabalho em equipe
  • Gerenciamento de Projetos  NOVO
  • Voz do Cliente  NOVO
  • SIPOC     NOVO
  • Ferramentas Básicas da Qualidade
  • Análise da Capabilidade    NOVO
  • Estatística Básica
  • Introdução ao Minitab    NOVO
  • Case de Projeto (Parte 1)    NOVO

    Semana 2 

  • Estatística Descritiva
  • Coleta de Dados
  • Análise do Sistema de Medição - MSA    NOVO
  • FMEA
  • Análise Multi-Vari
  • Intervalo de Confiança     NOVO
  • Teste de Hipótese
  • Correlação e Regressão
  • Análise de Variância
  • Case de Projeto (Parte 2)    NOVO

    Semana 3 

  • Delineamento de Experimentos
  • Superfície de Resposta
  • Benchmarking
  • Lean Manufacturing   NOVO
  • TPM - Manutenção Produtiva Total    NOVO
  • Case de Projeto (Parte 3)    NOVO

    Semana 4 

  • Gráficos de Controle
  • CEP (incluindo Pequenos Lotes)   NOVO
  • Poka Yoke
  • QFD – Quality Function Deployment
  • Introdução ao DFSS – Design For Six Sigma – e visão geral da TRIZ - Teoria da Solução Inventiva de Problemas   NOVO
  • Case de Projeto (Parte 4)   NOVO
  • Apresentação de Projetos

 

3. Software MINITAB

    A empresa interessada deverá colocar à disposição notebooks e adquirir as licenças necessárias do software estatístico MINITAB e do Microsoft Office para os participantes do curso.

4. Material didático e exercícios

Material didático em português preparado pelo grupo de instrutores/consultores Black Belts credenciados pelo QSP, com vivência no desenvolvimento de projetos de manufatura e transacionais.

Durante o treinamento, são desenvolvidos vários exercícios, utilizando inovadoras técnicas didáticas, como a catapulta da foto acima.

5. Desenvolvimento de projetos e certificação 

Cada candidato a Black Belt deverá desenvolver ao longo do treinamento um projeto previamente definido que gere para a empresa um retorno potencial de, no mínimo, US$ 100 mil(*)/projeto.

(*) Depende do porte da empresa. O retorno final do projeto deve ser atestado formalmente pelo diretor financeiro da organização.

Os candidatos que concluírem satisfatoriamente seus projetos (com retorno atestado pelo diretor financeiro) receberão seu Certificado de Black Belt, expedido pelo QSP.

Porém, caso o participante não possa desenvolver e apresentar o projeto Seis Sigma em até 3 meses após o término do curso, ele receberá do QSP um Certificado de Participação no treinamento.

6. Equipe QSP

A equipe do QSP para o desenvolvimento da estratégia Seis Sigma nas empresas é composta por consultores masters, com larga experiência nas áreas de Qualidade, Estatística e Gestão Empresarial. Todos são credenciados por organizações internacionais para acompanhar projetos e ministrar a série completa de treinamentos Seis Sigma.

    Importante:

    O número sugerido de participantes para o treinamento é de 15 pessoas, o que possibilita obter a melhor relação custo x benefício para a empresa.

    Entretanto, se por alguma razão não for possível a participação desse número de pessoas e a empresa desejar compartilhar custos e benefícios com outras organizações, o QSP poderá coordenar a montagem de um grupo especial (em sistema de "consórcio") com até 15 participantes. Nesse caso, todas as despesas serão rateadas proporcionalmente ao número de pessoas de cada empresa, e o curso será iniciado somente após ser formada uma turma completa.

7. Comprometimento da empresa

As organizações dos participantes do curso deverão se responsabilizar em criar condições para que os candidatos a Black Belt tenham dedicação adequada ao treinamento, durante o período de realização do curso.

8. Nossos diferenciais

Os cursos sobre a estratégia Seis Sigma do QSP caracterizam-se por apresentar diversos diferenciais em relação aos serviços oferecidos por nossos concorrentes nacionais e internacionais. Os pontos de destaque são os seguintes:

  • Corpo de instrutores/consultores com experiência na aplicação da metodologia DMAIC, e com resultados financeiros comprovados dos projetos Seis Sigma desenvolvidos;
  • Denso e completo conteúdo programático dos treinamentos;
  • Inovadoras técnicas didáticas para facilitar o processo de aprendizagem e a aplicação da Estatística e de outras disciplinas que compõem o Seis Sigma;
  • Formação de dezenas de Black Belts e Green Belts, desde 2000 (ano em que o QSP apresentou a estratégia Seis Sigma ao mercado brasileiro);
  • Certificação dos Black Belts e Green Belts por uma organização reconhecida por clientes e profissionais da área;
  • Preços abaixo dos concorrentes que oferecem conteúdo e instrumentos de suporte similares;
  • Equipe de instrutores/consultores masters, credenciados por organizações internacionais;
  • Serviços complementares de apoio aos candidatos a Black Belts e a Green Belts.

 

  Untitled

HOME | MAPA DO SITE | FALE CONOSCO | CADASTRE-SE | LOJA

© 1997 – 2012, QSP.  Todos os direitos reservados