outubro/2000

Seis Sigma

OS "PERSONAGENS" DO SEIS SIGMA


Francesco De Cicco

Diretor-Executivo do QSP

Como qualquer outra iniciativa que exige o envolvimento de toda a empresa para atingir determinados objetivos e metas de sucesso, com o Programa Seis Sigma (PSS) não poderia ser diferente: sem o comprometimento do principal executivo, o PSS não terá o suporte de diretores, gerentes, supervisores etc. Se os elos entre eles forem quebrados em alguma parte, a estrutura falhará e, com ela, o Seis Sigma.

Os papéis de cada "personagem" no Programa, que detalharemos a seguir, estão baseados na estrutura que compõem as metodologias "Six Sigma Breakthrough Strategy" e a "S4 – Smarter Six Sigma Solutions" (esta última utilizada pelo QSP em parceria com a empresa norte-americana "Smarter Solutions"), as quais têm sido adotadas com enorme sucesso por inúmeras companhias ao redor do mundo.

A grande maioria dos benefícios do Seis Sigma reside exatamente na sua metodologia de implementação e no uso correto e "sábio" das ferramentas e técnicas estatísticas que devem ser utilizadas. Simplificações na aplicação da metodologia, como a redução do número de pessoas treinadas e envolvidas no PSS, podem acarretar resultados decepcionantes, muito aquém do desempenho que o Seis Sigma pode efetivamente propiciar.

Se os executivos tiverem a firme convicção do que o PSS pode fazer por suas organizações, eles poderão dar liberdade aos funcionários para explorar novas idéias e conceitos, bem como dar poder e recursos para tomar decisões e implementar as mudanças necessárias nos processos, advindas da aplicação do Seis Sigma.

Empresas como a Bombardier, GE, Polaroid, ABB e Seagate designaram um alto executivo para, em tempo integral, conduzir, incentivar e supervisionar as iniciativas Seis Sigma em toda a organização. O responsável pelo PSS deve desenvolver um amplo plano para implementar e disseminar o Seis Sigma pela empresa. É ele que deve selecionar os executivos (diretores e gerentes) que desempenharão o papel de "Champions" (Campeões) na organização. A principal responsabilidade dos mesmos é fazer com que equipes multifuncionais se empenhem no desenvolvimento de projetos específicos de melhoria e de redução de custos. Os "Champions" devem ser capazes de pavimentar o caminho para as mudanças necessárias e para a integração de resultados. São os "Champions" que definem as pessoas (ou a pessoa, dependendo do porte da organização) que irão disseminar os conhecimentos sobre o Seis Sigma por toda a empresa, e irão coordenar uma determinada quantidade de projetos. Tais pessoas são os "Black Belts" (Faixas Pretas), que dedicam 100% de seu tempo ao PSS (o papel e as responsabilidades dos "Black Belts" foram por nós discutidos em artigo anterior nesta coluna). Em grandes empresas, há também a figura do "Master Black Belt", que, também em tempo integral, assessora os "Champions" na identificação de projetos de melhoria, além de coordenar todo o trabalho dos demais "Black Belts".

Um outro "personagem" do Programa Seis Sigma são os chamados "Green Belts" (Faixas Verdes). São funcionários de toda a organização que dedicam apenas parte de seu tempo aos projetos Seis Sigma. Eles têm menos responsabilidades no PSS e, normalmente, se envolvem em projetos diretamente relacionados ao seu dia-a-dia de trabalho. Os "Green Belts" recebem, via de regra, uma versão mais simplificada do treinamento a que são submetidos os "Black Belts". Suas tarefas básicas podem ser resumidas de duas maneiras: auxiliar os "Black Belts" na coleta de dados e no desenvolvimento de experimentos, e liderar pequenos projetos de melhoria em suas respectivas áreas de atuação.

Muitos operadores e trabalhadores horistas podem – e devem – ser treinados nos fundamentos do Seis Sigma, através de cursos básicos de 2 a 4 dias de duração, que dêem noções gerais sobre a utilização das principais ferramentas que se aplicam às várias fases do Programa, permitindo que eles tenham uma compreensão mais clara e firme de toda a metodologia do PSS, para que assim possam ajudar os "Black Belts" e os "Green Belts" no desenvolvimento de seus projetos. Esses funcionários, por sua participação no Programa, acabam também sendo "graduados" como "Yellow Belts" (Faixas Amarelas) ou como "White Belts" (Faixas Brancas), dependendo da denominação que a empresa adotar. O objetivo de longo prazo de qualquer organização que deseja implementar com sucesso o Programa Seis Sigma é treinar todos os seus funcionários, de tal forma que eles apliquem integralmente a metodologia Seis Sigma na melhoria de tudo o que fazem.

O quadro a seguir dá uma visão geral das características básicas dos principais "personagens" do PSS.


PROGRAMA SEIS SIGMA


CARACTERÍSTICAS DOS PRINCIPAIS "PERSONAGENS" DO PSS

 

CHAMPION

BLACK BELTS

GREEN BELTS

QUALIFICAÇÕES

Diretores e gerentes.

Familiaridade com Estatística básica e avançada.

Formação superior.

Sólidos conhecimentos de Estatística básica.

Experiência técnica e administrativa.

Familiaridade com ferramentas estatísticas básicas.

TREINAMENTO

Uma semana de treinamento (40 horas).

Quatro meses de treinamento (160 horas + projeto).

Dois meses de treinamento (80 horas + projeto).

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS TREINADOS

Um "Champion" por área-chave da empresa.

Um "Master Black Belt" para cada 30 "Black Belts" (em grandes empresas).

Um "Black Belt" para cada 100 funcionários.

 

Um "Green Belt" para cada 20 funcionários.