QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade

 

 

Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade

O QSP é uma associação técnico-científica voltada à capacitação de profissionais e ao apoio técnico a organizações nas áreas de Gestão de Riscos, QSMS, Lean Seis Sigma e temas relacionados.

                           
   
 
INFORME QSP
 
Untitled

São Paulo, 17 de janeiro de 2017.

 
 

Gestão de Riscos, Auditoria e Controles Internos viraram lei! [post atualizado]

 
     
 
 
Quase seis meses depois da sanção presidencial, o governo acabou de editar decreto para regulamentar a Lei de Responsabilidade das Estatais, que estabelece novas regras para nomeação de diretores e conselheiros, além da obrigatoriedade de criação da área de integridade e gestão de riscos. As empresas estatais terão que adequar seus estatutos às novas regras até 30 de junho de 2018.

Além disso, vale lembrar que todos os órgãos e entidades do Poder Executivo federal devem "implementar, manter, monitorar e revisar os controles internos da gestão, tendo por base a identificação, a avaliação e o gerenciamento de riscos que possam impactar a consecução dos objetivos estabelecidos pelo Poder Público", conforme determina a Instrução Normativa Conjunta CGU/MP nº 1.

Leia na íntegra o post atualizado...
 
Foto da Semana
 
 
Participantes do primeiro treinamento de 2017 (Curso ISO 31000 - Capacitação em Gestão de Riscos - Certified ISO 31000 Risk Management Professional) realizado pelo QSP na SANTOS BRASIL, a maior empresa de contêineres da América do Sul.

Empresa de capital aberto e listada no nível 2 de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a Santos Brasil já investiu cerca de R$ 3 bilhões em qualificação de mão de obra, tecnologia e modernização da infraestrutura portuária nos locais onde seus terminais estão estabelecidos.

Os resultados do exame para a certificação C31000 serão conhecidos nos próximos dias. Desejamos boa sorte a todos os profissionais da Santos Brasil que participaram do curso e do exame! 
 
Anote em sua Agenda  
 
# O 9º Exame Nacional de Certificação Profissional na ISO 31000 será realizado no dia 15 de fevereiro de 2017, das 15 às 17 horas, em São Paulo.
Adicione este importante diferencial em seu currículo: torne-se C31000 - Profissional Certificado na ISO 31000 de Gestão de Riscos (Certified ISO 31000 Risk Management Professional). Saiba mais.


# Próximos Cursos Presenciais do QSP:

Lean Seis Sigma para SERVIÇOS
Com certificação do QSP aos aprovados no Exame Final.
De 06 a 09 de fevereiro de 2017 (1ª semana).
De 06 a 09 de março de 2017 (2ª semana).

# ISO 9001:2015 - Treinamento de Auditores Internos
Curso diferenciado e exclusivo do QSP
De 08 a 10 de fevereiro de 2017.

# ISO 31000 - Capacitação em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos - Certified ISO 31000 Risk Management Professional
Primeiro curso do Brasil sobre a ISO 31000 com certificação internacional dos participantes aprovados.
De 13 a 17 de fevereiro de 2017.

Utilização do MINITAB em Análises Estatísticas
Curso exclusivo do QSP sobre o MINITAB 17 (em Português).
De 20 a 23 de março de 2017

# Conheça a Promoção Early Bird do QSP e faça sua inscrição com até 20% de desconto nos nossos Cursos Presenciais.

#
Não deixe de baixar a tabela com os principais Cursos In Company oferecidos pelo QSP para a capacitação, certificação e reciclagem dos profissionais de sua organização.

 
Autodeclaração de Conformidade tem grande repercussão nas redes sociais 
 
O post da semana passada, Autodeclaração de Conformidade (certificação, pra quê?), continua gerando inúmeros comentários. A maioria bastante positivos!

Destacamos a seguir a última parte do artigo, que mostra uma série de novas possibilidades de adoção da SDoC (sigla de Supplier´s Declaration of Conformity, denominação formal da Autodeclaração de Conformidade).

"Além das tradicionais normas ISO que fazem parte do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC), há uma grande variedade de padrões e normas de sistemas de gestão (fora do SBAC) que uma organização pode considerar para emitir suas autodeclarações de conformidade, seguindo os requisitos da ISO/IEC 17050. Eis alguns exemplos:

# ISO/IEC 27001 (Segurança da Informação)

# ISO 28000 (Segurança Patrimonial)

# ISO 19600 (Compliance)

# ISO 37001 (Gestão Antissuborno)

# QSP 31000 (Gestão de Riscos)

# COSO 2013 (Controles Internos)

# ISO 22301 (Continuidade de Negócios)

No QSP, que é uma associação que reúne empresas de diferentes setores, há diversas organizações interessadas sobretudo em desenvolver sistemas de gestão que, de fato, agreguem valor. A certificação e a SDoC, para elas, são uma mera consequência...

Temos acompanhado as empresas que emitiram suas SDoC e analisado o desempenho de seus sistemas de gestão. Posso assegurar a vocês que os resultados são excepcionais, diferentemente do que tenho visto por aí nos últimos 15 anos, em que os sistemas de gestão certificados são, com honrosas exceções, excessivamente burocráticos e, pior de tudo, criados somente "para auditor ver".

Por ser o QSP uma entidade associativa, conseguimos definir em consenso mecanismos de acompanhamento das SDoC emitidas pelas empresas a nós filiadas, os quais ajudam a dar mais garantia e confiança, por exemplo, aos pacientes de um hospital exemplar de Belo Horizonte e aos participantes de um fundo de pensão de renome da Bahia".

Leia o post na íntegra...

 
Rede Integrada QSP de Informações: [Baixe o app "ISO 9001:2015 et al."]
              
 
 

HOME | MAPA DO SITE | FALE CONOSCO | CADASTRE-SE | ASSOCIE-SE | PUBLICAÇÕES

© 1991 – 2017, QSP.  Todos os direitos reservados