GRUPO DE IMPLANTAÇÃO DA ISO 31000 DE GESTÃO DE RISCOS

 
Antecedentes

A norma internacional ISO 31000 foi publicada no final de 2009. Ela fornece princípios e diretrizes genéricas para a Gestão de Riscos e é agora a referência mundial sobre o assunto. A norma pode ser utilizada por qualquer empresa pública, privada, associação, grupo, etc.

A ISO 31000 pode ser aplicada ao longo da vida de uma organização e a uma ampla gama de atividades, incluindo estratégias, decisões, operações, processos, funções, projetos, produtos, serviços e ativos, bem como pode ser aplicada a qualquer tipo de risco, independentemente de sua natureza, quer tenha consequências positivas ou negativas.

Objetivos

O GI – ISO 31000 tem por objetivo geral contribuir para a implementação eficaz das diretrizes da norma internacional ISO 31000 nas organizações, bem como visa a atingir os seguintes objetivos específicos:

marcador Fornecer aos membros do Grupo conhecimentos avançados sobre Gestão de Riscos, tendo como referência os novos documentos internacionais sobre o tema: ISO Guia 73, ISO 31000 e ISO/IEC 31010.
marcador Fomentar a troca de experiências e o intercâmbio contínuo de informações entre os membros do Grupo.
marcador Desenvolver planos e ações práticas que permitam implantar - a curto, médio e longo prazo - as diretrizes da ISO 31000 nas organizações participantes do GI, incluindo a possível certificação de seus Sistemas de Gestão de Riscos conforme a norma auditável QSP 31000:2010.
marcador Contribuir para tornar mais eficazes os atuais Sistemas de Gestão existentes nas organizações integrantes do Grupo.

Participantes

O GI – ISO 31000 será composto por até 2 (dois) representantes de cada organização participante do Grupo: um titular e um suplente. O suplente poderá participar de todos os web meetings programados e, nas ausências do titular, dos workshops presenciais.

O Grupo será constituído por executivos e profissionais de empresas e entidades privadas, órgãos da administração pública, ONGs, etc., incluindo:

marcador Os responsáveis pelo desenvolvimento da política de Gestão de Riscos no âmbito de suas organizações.
marcador Os responsáveis por assegurar que os riscos são eficazmente gerenciados na organização como um todo ou em uma área, atividade ou projeto específicos.
marcador Os que precisam avaliar a eficácia de suas organizações em gerenciar riscos.
marcador RDs e coordenadores de sistemas de gestão da qualidade, ambiental, segurança e saúde no trabalho, responsabilidade social, etc.

O número de vagas é limitado, e o critério para participar do Grupo será a ordem cronológica, tendo prioridade os interessados que confirmarem antes sua inscrição.

PROGRAMAÇÃO

As atividades do GI – ISO 31000 ocorrerão em 6 (seis) workshops presenciais com duração de um dia cada um. As reuniões serão na cidade de São Paulo, no Hotel The Universe Flat - InterCity, em datas agendadas previamente.

A próxima turma está prevista para ser iniciada em 2012.

conteúdo e metodologia

O conteúdo básico a ser abordado, discutido e implementado pelos membros do GI em suas organizações será extraído dos seguintes documentos:

- ISO Guia 73:2009 – Gestão de riscos - Vocabulário.
- ISO 31000:2009 – Gestão de riscos – Princípios e diretrizes.
- ISO/IEC 31010:2009 - Gestão de riscos – Técnicas para o processo de avaliação de riscos.
- QSP 31000:2010 – Sistemas de gestão de riscos – Requisitos.

Nota: serão distribuídos os textos para treinamento de todos os documentos citados.

A metodologia a ser adotada nos trabalhos presenciais do GI consistirá, essencialmente, da discussão dos tópicos mais significativos de cada documento, apoiada em experiências reais dos participantes e dos especialistas do QSP, bem como na análise crítica das etapas para a implementação na prática de Programas, Estruturas (Frameworks) e Sistemas de Gestão de Riscos baseados na ISO 31000.

Complementarmente, serão programados web meetings (reuniões na Internet através da plataforma GoToWebinar) para dirimir dúvidas sobre as “lições de casa” dos participantes e para repassar os detalhes do encontro seguinte.

De comum acordo entre os membros do GI, poderão também ser realizadas visitas de benchmarking relacionadas à Gestão de Riscos e avaliações colaborativas (auditorias, por exemplo) nas organizações participantes do GI.

Haverá compartilhamento de documentos sobre a ISO 31000 (modelos, formulários, apresentações, etc.) através do Office Live. Além disso, todos os membros do GI serão automaticamente inscritos no grupo do QSP no LinkedIn (a mais importante rede profissional do mundo), denominado [Sucesso Sustentado] Qualidade, Gestão de Riscos e Responsabilidade Social, o qual atualmente conta com mais de 3.000 membros, para a troca de experiências e discussão das novas normas ISO 9004, ISO 31000 e ISO 26000.


Para mais informações, escreva para iso31000@qsp.org.br ou ligue (11) 3704-3200.

 
Conheça também:

 

Clique no banner acima para conhecer os momentos e fatos marcantes da história do QSP.

 

Untitled
 


HOME | ASSOCIE-SE | PORTFÓLIO ISO 31000 | PORTFÓLIO QSMS | SOFTWARES | PUBLICAÇÕES | FALE CONOSCO

© 1991 – 2021, QSP.  Todos os direitos reservados