Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade

O QSP é uma associação técnico-científica voltada à capacitação de profissionais e ao apoio técnico a organizações nas áreas de Gestão de Riscos, QSMS, Lean Seis Sigma e temas relacionados.

                           
   

ISO 31000:2009

Gestão de Riscos nas Organizações de Saúde

O curso Serviços de Saúde - Capacitação em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos (Hospitalares, Hemoterapia, Laboratórios, Farmácias Magistrais, etc.), uma exclusividade do QSP, baseia-se integralmente na norma internacional ISO 31000:2009 de Gestão de Riscos.

O treinamento está inteiramente alinhado ao Sistema de Avaliação e Documentação da ONA - Organização Nacional de Acreditação, aos Padrões e Métodos de Avaliação da Joint Commission International - JCI e também à nova acreditação NIAHO - National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations - para instituições de Saúde.

A Gestão de Riscos praticada pelo QSP visa a reduzir a um nível aceitável, de forma pró-ativa, os riscos identificados pelas instituições de Saúde, através da criação de uma cultura fundamentada na avaliação e na prevenção, em vez de ações reativas e de remediação.

A Gestão de Riscos desempenha um papel vital nas organizações de Saúde, fornecendo suporte e informações aos tomadores de decisão, para propiciar um ambiente seguro aos pacientes, aos profissionais da área e ao público em geral. Para atingir esse objetivo, o QSP difunde o princípio de que a Gestão de Riscos deve estar integrada a todos os processos organizacionais e deve envolver todos os colaboradores da instituição. As organizações de Saúde que gerenciam seus riscos de forma eficaz e eficiente são, indiscutivelmente, as que mais conquistam elevados níveis de excelência em qualidade e segurança, satisfazendo a todos os seus stakeholders.

Treinamento ministrado atualmente somente
na modalidade In Company.
 

Nosso exclusivo curso Serviços de Saúde - Capacitação em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos é suportado pelas diretrizes da norma ISO 31000:2009, e possui o seguinte programa:

- Benefícios e aplicações da Gestão de Riscos nos Serviços de Saúde.
- Conceitos básicos, termos e definições.
- Introdução à ISO 31000:2009: escopo, princípios, estrutura e processo de Gestão de Riscos.
- Componentes da estrutura para gerenciar riscos. Mandato e comprometimento. Concepção da estrutura para gerenciar riscos. Implementação da Gestão de Riscos. Monitoramento e análise crítica da estrutura. Melhoria contínua da estrutura.
- Elementos principais do processo de Gestão de Riscos: comunicação e consulta, estabelecimento do contexto, identificação de riscos, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de riscos, monitoramento e análise crítica.
- Atributos de uma Gestão de Riscos avançada.
- O que é a ABR - Auditoria Baseada em Riscos?
- Implementação da ABR em 3 estágios: Avaliação da "Maturidade de Riscos" da organização; Elaboração do plano de auditorias periódicas; Realização de auditorias individuais de garantia.
- Universo de Auditorias.
- Universo de Riscos e de Auditorias.
- Diretrizes para relatar as conclusões da auditoria.
- Introdução à utilização da norma internacional ISO/IEC 31010:2009 - Gestão de Riscos - Técnicas de Avaliação de Riscos (seleção de ferramentas e técnicas qualitativas, semiquantitativas e quantitativas aplicáveis ao processo de avaliação de riscos).
- Sistema Evolutivo QSP de Gestão de Riscos e a norma auditável QSP 31000:2016 - Sistemas de Gestão de Riscos - Requisitos.

* Atividades especiais: preparação de análises de riscos de processos e sistemas; planejamento do monitoramento de riscos (controles); aplicação da metodologia para avaliação da maturidade da Gestão de Riscos nas organizações participantes; elaboração de testes e de relatórios de auditoria.

* Avaliação contínua dos participantes durante o curso e Exame Final.

Atenção:

Aos participantes que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete), será fornecido pelo QSP Certificado de Aprovação no curso.

  • Manuais exclusivos:

Para cada participante do curso, serão fornecidos gratuitamente pelo QSP os seguintes manuais:

* GESTÃO DE RISCOS
Diretrizes para a Implementação da ISO 31000:2009

* AUDITORIA BASEADA EM RISCOS (ABR)
Como implementar a ABR nas organizações: uma abordagem inovadora

  • Mais informações:

Contate o QSP através do e-mail qsp@qsp.org.br ou do telefone (11) 3704-3200.

Para realizar este curso em sua organização, solicite-nos uma PROPOSTA.


Leia também:

Rede Integrada QSP de Informações: [Baixe o app "ISO 9001:2015 et al."]
              
 
Untitled
 

HOME | MAPA DO SITE | FALE CONOSCO | CADASTRE-SE | ASSOCIE-SE | PUBLICAÇÕES

© 1991 – 2017, QSP.  Todos os direitos reservados