Reflexões
sobre o futuro do Seis Sigma
por Jim Folaron (J.P. Morgan
Chase & Co.)
Será que o Seis Sigma vai durar ou se mostrar
como mais uma onda passageira? Os anos vindouros trarão mudanças e mais
melhorias. Assim como os melhores carros esportivos do mundo não servem para
todas as pessoas e para todas as situações, o Seis Sigma tem um lugar
importante, mas não exclusivo, no campo da melhoria contínua. No entanto, com
foco na melhoria contínua e interminável, o Seis Sigma irá durar muito!
Existe, evidentemente, um limite econômico
para a melhoria exigida, de forma que a discussão sobre qual deve ser o alvo de
defeitos (3,4 DPMO* ou zero-defeito) não é de grande importância para mais do
que algumas empresas. O DMAIC** e os projetos Seis Sigma terão seu lugar, mas a
natureza rigorosa da metodologia e o tempo exigido para se estudar e selecionar
opções com base em dados não são tão importantes para todas as melhorias.
Embora sejam possíveis rápidos ganhos com a
metodologia DMAIC, a impaciência da direção exige soluções mais flexíveis,
dependendo da situação. Acredito que o Seis Sigma irá evoluir
significativamente nos próximos cinco a dez anos. Os Black Belts e Green
Belts
não serão mais identificados como os únicos profissionais que foram
especialmente treinados. Para uma empresa ser bem-sucedida, cada pessoa terá de
usar rotineiramente as ferramentas e os métodos de identificação e
eliminação das causas-raiz de problemas. Essa lição, aprendida originalmente
na década de 80, quando grandes departamentos da qualidade foram eliminados por
serem supérfluos para a promoção da qualidade através do comprometimento de
funcionários, se tornará uma norma para uma boa gestão. O futuro trará um
método ainda mais rigoroso, buscando-se projetar processos corretos logo de
início, em vez de ficar consertando processos existentes.
Precisamos ter cuidado para não relevarmos os
problemas encontrados pelos japoneses. Ishikawa declarou: "É verdade que
os métodos estatísticos são eficazes, mas nós exageramos sua importância.
Como resultado, as pessoas passaram a temer ou antipatizar o controle da
qualidade, achando-o muito difícil. Nós ensinamos às pessoas mais do que
precisaria, dando-lhes métodos sofisticados quando, naquela fase, métodos
simples seriam suficientes". Em vez disso, precisamos colocar nas mãos de
todos as ferramentas básicas e o desejo de melhorar continuamente, fornecendo
orientação e suporte por parte de profissionais habilitados e liderança por
parte da alta direção.
Manter um foco claro nos desejos do cliente e
melhorar continuamente os processos que produzem o produto ou serviço será a
única forma de permanecermos competitivos. Quando a metodologia chegar também
ao sistema educacional, ela se misturará ao tecido de práticas de gestão
aceitas em geral. O futuro é promissor, principalmente porque o passado foi
bastante generoso com as lições e histórias de sucesso.
Embora seja verdade que haverá mudanças -
provavelmente as certificações e os Black Belts e Green Belts desaparecerão e
o treinamento em Seis Sigma será incorporado a outros treinamentos da empresa,
perdendo sua identidade atual - os elementos básicos permanecerão para sempre.
Elementos como foco no cliente, análise baseada em dados, decisões baseadas em
estatísticas, identificação de riscos e eliminação da causa-raiz dos
problemas, pensamento orientado para o processo, controle do processo para
manter as melhorias conseguidas durante os esforços iniciais de melhoria, e a
divulgação de resultados, serão sempre elementos necessários para o sucesso
de qualquer empresa.
(*) DPMO = Defeitos por Milhão de
Oportunidades.
(**) DMAIC = Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar.
Mais um evento pioneiro do QSP

As novas
vertentes da Gestão de Riscos no século XXI
(com Francesco De Cicco, Mario
Fantazzini e Convidados)*
Quando e onde?
Dia 24 de junho de 2004, das 8h30 às 17h30, em São Paulo.
Quem deve participar?
Diretores, gerentes e profissionais das áreas de Engenharia,
Produção, Planejamento, Auditoria, Seguros, Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde,
Relacionamento com a Comunidade, Marketing etc.
Por que participar?
Para conhecer os novos conceitos e aplicações da Gestão de
Riscos como estratégia-chave para o sucesso das organizações.
O que será apresentado?
No RISKtec 2004, serão apresentados e debatidos os
seguintes tópicos:
-
Do tradicional gerenciamento de riscos seguráveis às
recentes aplicações da Gestão de Riscos nos estudos de oportunidades (de
ganhos e benefícios);
-
Apresentação da novíssima edição 2004 da norma AS/NZS
4360;
-
Aplicações da Gestão de Riscos nas áreas de Qualidade,
Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, e de Gestão de Negócios em
geral;
-
A Lei Sarbannes-Oxley (SOX), os Sistemas de Gestão e as práticas
atuais de Governança Corporativa;
-
Relacionando Perdas & Danos e Ganhos & Benefícios:
- Ameaças e Perigos x Oportunidades e Circunstâncias
- Severidade de Danos x Magnitude de Benefícios
- Tolerabilidade de Riscos x Sustentabilidade de Benefícios
- Medidas Preventivas e Corretivas x Medidas de Indução e Maximização;
-
A evolução da "Análise SWOT";
-
Análise de Riscos a Empreendimentos;
-
Apresentação de novas metodologias para o Estudo de Riscos
& Oportunidades (desenvolvidas por Mario Fantazzini e Francesco De
Cicco):
- Análise de Contextos
- Análise de Perigos e Tolerabilidade de Riscos
- Análise de Oportunidades e Sustentabilidade de Benefícios;
-
Depoimentos de executivos e especialistas de grandes
empresas especialmente convidados para o RISKtec 2004.
Onde obter mais informações e efetuar inscrições?
Através do telefone: (11) 3847-2020 ou do e-mail: associacao@qsp.org.br.
(*) Francesco De Cicco e Mario Luiz Fantazzini foram os que
introduziram no Brasil, há mais de 20 anos, os conceitos e as técnicas de
Análise de Riscos/Engenharia de Segurança de Sistemas, amplamente utilizados
hoje em inúmeros setores de atividade.
Segurança e Saúde no Trabalho
Dicas para a implantação de
Sistemas de Gestão da SST
Este mês, as orientações (resumidas) da OHSAS 18002 tratam do
tema: Monitoramento
e mensuração do desempenho.
O objetivo principal da OHSAS
18002 é auxiliar as organizações a implementar um sistema de gestão
eficaz da SST, que traga resultados consistentes e duradouros em termos de
prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Clique aqui
para acessar as "dicas" de abril...
Informe Publicitário
ROTEIROS
EXCLUSIVOS |
Na
Rota do Vinho: 10 dias visitando uma das principais rotas do
Champagne e do vinho na França.
O
melhor do Reino Unido e Irlanda: 17 (ou 21) dias visitando as
principais cidades da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda.
Canadá
Magnífico do Atlântico ao Pacífico: 11 (ou 19) dias em um
roteiro completo e deslumbrante de leste a oeste do Canadá.
O
melhor de Portugal com Santiago de Compostela:
13 (ou 17) dias pelas principais regiões de Portugal/Galícia.
|
O
melhor do Marrocos e Madri: 11 dias conhecendo todo o
exotismo das cidades imperais Marroquinas e a monumental Madri.
INFORMAÇÕES E RESERVAS
Telefone: (11)
3846-0323
|
|
Saiba
Mais
Gestão Ambiental
Ferrari:
quando a Fórmula Um é "Fórmula Gente"
Nos últimos anos, a Ferrari tem conquistado antecipadamente - e com folga - o título de Fórmula Um. Modelo de arte e alta tecnologia, a Ferrari
se uniu aos principais fabricantes de equipamentos originais (OEMs) ao obter a certificação ISO 14001:1996, à qual
atribui grande parte de seu extraordinário sucesso.
"Para se fazer carros extraordinários, é preciso ter homens e mulheres
extraordinários trabalhando num ambiente extraordinário", declarou Luca
Cordero di Montezemolo, presidente e diretor administrativo da Ferrari S.p.A.,
quando questionado por que uma empresa sinônima de carros de corrida e carros
esportivos de luxo decidira buscar a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental
(SGA), elevando-o a um extraordinário nível de "desempenho
ambiental".
Quando eu digo extraordinário não é exagero. Quando entrei na fábrica da
Ferrari em Maranello, uma pequena cidade na região de Modena, ao sudeste de
Veneza, pensei ter entrado por engano na exuberante estufa de uma mansão
paladiana. Duas enormes áreas arborizadas, apinhadas de árvores, samambaias e
arbustos, ladeavam ilhas de "técnicos de colarinho branco" - como
são chamados os trabalhadores na Ferrari -, que montavam carros manualmente,
enquanto canteiros de flores contornavam a área onde uma equipe técnica
feminina trabalhava com componentes de carros.
Apesar do sol escaldante lá fora, o ar era ameno e fresco - não condicionado
-, devido a uma estufa de parede dupla que afasta o calor no verão e acumula-o
no inverno. O ruído é abafado, e a vista é acalmada pela predominância de
cinza prateado com pinceladas de um vermelho vivo. O ambiente de trabalho na
fábrica de Maranello, que é bastante grande e abriga quase todas as
operações da Ferrari, é o resultado da avaliação dos aspectos ambientais da
empresa e da decisão de se reduzir os impactos negativos da fábrica e, ao
mesmo tempo, aumentar os impactos positivos.
"Você não encontrará nenhuma outra fábrica de carros em todo o mundo
com um ambiente de trabalho tão moderno como esse, em termos de conforto,
iluminação, limpeza e ordem", comentou Franco Magagni, engenheiro-chefe e
diretor industrial da Ferrari, S.p.A., que me proporcionou uma visita às
instalações. "E foi a ISO 14001 que mais contribuiu para que
conseguíssemos isso. Eu, pessoalmente, queria que as nossas instalações
fossem certificadas pela ISO 14001, e estou muito orgulhoso de termos conseguido
isso".
Leia mais...
QSP
Informe Reservado
(Exclusivo para Associados ao QSP Membership)
 |
Nº 31 - Abril/2004
Gestão da Qualidade
Identificando
necessidades potenciais de utilização de técnicas estatísticas
para a ISO 9001:2000
|
A necessidade de dados quantitativos que podem ser, de maneira
prática, associados à implementação das seções e subseções da
ISO 9001 foi identificada na tabela a seguir. Para cada necessidade de
dados quantitativos relacionada, identificou-se uma ou mais técnicas
estatísticas que podem representar um benefício potencial para a
organização, quando aplicadas adequadamente a tais dados.
A relação de técnicas estatísticas apresentada neste Informe
Reservado não é completa nem absoluta, nem tampouco impede a
utilização de outras técnicas (estatísticas ou não) que sejam
consideradas benéficas à organização. Além disso, este Informe
não visa a estipular qual(is) técnica(s) estatística(s)
deve(m) ser utilizada(s), nem mesmo visa a recomendar como tais técnicas
devem ser implementadas.
As técnicas estatísticas aqui relacionadas limitam-se àquelas que
são mais conhecidas. Da mesma maneira, somente foram identificadas
aplicações de técnicas estatísticas que são relativamente
objetivas.
Leia
mais... (é necessário inserir o nome de usuário e a senha
fornecida a cada Associado ao QSP).
|
Rápidas
* Seis Sigma: já estão abertas as
inscrições para os próximos Cursos de Formação e Certificação de Black
Belts (veja aqui)
e de Green Belts (veja aqui),
cujo início será no dia 14 de junho e que terão, respectivamente, 4 e 2 meses de
duração.
* Como melhorar a qualidade (e reduzir
preços) dos produtos e serviços dos fornecedores de sua empresa? Essa
é a questão que tem levado diversas organizações a recorrer ao QSP para
auxiliá-las - gratuitamente - a engajar seus fornecedores para atingir tais
objetivos. Se esse for o caso de sua empresa, solicite-nos mais informações
através do e-mail: cursos@qsp.org.br ou
do telefone (11) 3847-2020.
Nossos próximos cursos
abertos
(clique no respectivo link para ver o detalhamento de cada curso)
Marketing
Verde - O que é e como aplicá-lo na empresa (dia 06 de maio)
A
Educação Ambiental na Empresa (dia 07 de maio)
ISO
9000 - Atualização de Auditores-Líderes da Qualidade - Transition Course
- Curso internacional licenciado da Inglaterra
(dias 17 e 18 de maio)
ISO
9001 - Interpretação e Implantação de Requisitos
(dias 31 de maio e 01 de junho)
Mapeamento
e Gerenciamento de Processos com Foco na ISO 9001
(dias 02 e 03 de junho)
Indicadores
de Desempenho e Balanced Scorecard alinhados com a ISO 9001
(dia 04 de junho)
Importante:
Associados ao QSP Membership têm até 36% de desconto nos
cursos abertos, conforme definido no Programa
Fidelidade QSP.
Inscrições:
eventos@qsp.org.br
e (11) 3847-2020.
CADASTRE
SEUS AMIGOS... |
...
e colegas de trabalho interessados em Gestão Empresarial para
receberem gratuitamente o "Últimas Notícias":
|
|
|
|
Navegue pela QSPnet:
www.qsp.org.br
|