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Ano 8 - Edição nº 242 - 28 de abril de 2004

Reflexões sobre o futuro do Seis Sigma
por Jim Folaron (J.P. Morgan Chase & Co.)

Será que o Seis Sigma vai durar ou se mostrar como mais uma onda passageira? Os anos vindouros trarão mudanças e mais melhorias. Assim como os melhores carros esportivos do mundo não servem para todas as pessoas e para todas as situações, o Seis Sigma tem um lugar importante, mas não exclusivo, no campo da melhoria contínua. No entanto, com foco na melhoria contínua e interminável, o Seis Sigma irá durar muito!

Existe, evidentemente, um limite econômico para a melhoria exigida, de forma que a discussão sobre qual deve ser o alvo de defeitos (3,4 DPMO* ou zero-defeito) não é de grande importância para mais do que algumas empresas. O DMAIC** e os projetos Seis Sigma terão seu lugar, mas a natureza rigorosa da metodologia e o tempo exigido para se estudar e selecionar opções com base em dados não são tão importantes para todas as melhorias.

Embora sejam possíveis rápidos ganhos com a metodologia DMAIC, a impaciência da direção exige soluções mais flexíveis, dependendo da situação. Acredito que o Seis Sigma irá evoluir significativamente nos próximos cinco a dez anos. Os Black Belts e Green Belts não serão mais identificados como os únicos profissionais que foram especialmente treinados. Para uma empresa ser bem-sucedida, cada pessoa terá de usar rotineiramente as ferramentas e os métodos de identificação e eliminação das causas-raiz de problemas. Essa lição, aprendida originalmente na década de 80, quando grandes departamentos da qualidade foram eliminados por serem supérfluos para a promoção da qualidade através do comprometimento de funcionários, se tornará uma norma para uma boa gestão. O futuro trará um método ainda mais rigoroso, buscando-se projetar processos corretos logo de início, em vez de ficar consertando processos existentes.

Precisamos ter cuidado para não relevarmos os problemas encontrados pelos japoneses. Ishikawa declarou: "É verdade que os métodos estatísticos são eficazes, mas nós exageramos sua importância. Como resultado, as pessoas passaram a temer ou antipatizar o controle da qualidade, achando-o muito difícil. Nós ensinamos às pessoas mais do que precisaria, dando-lhes métodos sofisticados quando, naquela fase, métodos simples seriam suficientes". Em vez disso, precisamos colocar nas mãos de todos as ferramentas básicas e o desejo de melhorar continuamente, fornecendo orientação e suporte por parte de profissionais habilitados e liderança por parte da alta direção.

Manter um foco claro nos desejos do cliente e melhorar continuamente os processos que produzem o produto ou serviço será a única forma de permanecermos competitivos. Quando a metodologia chegar também ao sistema educacional, ela se misturará ao tecido de práticas de gestão aceitas em geral. O futuro é promissor, principalmente porque o passado foi bastante generoso com as lições e histórias de sucesso.

Embora seja verdade que haverá mudanças - provavelmente as certificações e os Black Belts e Green Belts desaparecerão e o treinamento em Seis Sigma será incorporado a outros treinamentos da empresa, perdendo sua identidade atual - os elementos básicos permanecerão para sempre. Elementos como foco no cliente, análise baseada em dados, decisões baseadas em estatísticas, identificação de riscos e eliminação da causa-raiz dos problemas, pensamento orientado para o processo, controle do processo para manter as melhorias conseguidas durante os esforços iniciais de melhoria, e a divulgação de resultados, serão sempre elementos necessários para o sucesso de qualquer empresa.

(*)   DPMO = Defeitos por Milhão de Oportunidades.
(**) DMAIC = Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar.

Mais um evento pioneiro do QSP

As novas vertentes da Gestão de Riscos no século XXI

(com Francesco De Cicco, Mario Fantazzini e Convidados)*


Quando e onde?

Dia 24 de junho de 2004, das 8h30 às 17h30, em São Paulo.

Quem deve participar?

Diretores, gerentes e profissionais das áreas de Engenharia, Produção, Planejamento, Auditoria, Seguros, Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde, Relacionamento com a Comunidade, Marketing etc.

Por que participar?

Para conhecer os novos conceitos e aplicações da Gestão de Riscos como estratégia-chave para o sucesso das organizações.

O que será apresentado?

No RISKtec 2004, serão apresentados e debatidos os seguintes tópicos:

  • Do tradicional gerenciamento de riscos seguráveis às recentes aplicações da Gestão de Riscos nos estudos de oportunidades (de ganhos e benefícios);

  • Apresentação da novíssima edição 2004 da norma AS/NZS 4360;

  • Aplicações da Gestão de Riscos nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, e de Gestão de Negócios em geral;

  • A Lei Sarbannes-Oxley (SOX), os Sistemas de Gestão e as práticas atuais de Governança Corporativa;

  • Relacionando Perdas & Danos e Ganhos & Benefícios:
    - Ameaças e Perigos x Oportunidades e Circunstâncias
    - Severidade de Danos x Magnitude de Benefícios
    - Tolerabilidade de Riscos x Sustentabilidade de Benefícios
    - Medidas Preventivas e Corretivas x Medidas de Indução e Maximização;

  • A evolução da "Análise SWOT";

  • Análise de Riscos a Empreendimentos;

  • Apresentação de novas metodologias para o Estudo de Riscos & Oportunidades (desenvolvidas por Mario Fantazzini e Francesco De Cicco):
    - Análise de Contextos
    - Análise de Perigos e Tolerabilidade de Riscos
    - Análise de Oportunidades e Sustentabilidade de Benefícios;

  • Depoimentos de executivos e especialistas de grandes empresas especialmente convidados para o RISKtec 2004.

Onde obter mais informações e efetuar inscrições?

Através do telefone: (11) 3847-2020 ou do e-mail: associacao@qsp.org.br.

(*) Francesco De Cicco e Mario Luiz Fantazzini foram os que introduziram no Brasil, há mais de 20 anos, os conceitos e as técnicas de Análise de Riscos/Engenharia de Segurança de Sistemas, amplamente utilizados hoje em inúmeros setores de atividade.

 


Segurança e Saúde no Trabalho
Dicas para a implantação de Sistemas de Gestão da SST

Este mês, as orientações (resumidas) da OHSAS 18002 tratam do tema: Monitoramento e mensuração do desempenho.

O objetivo principal da OHSAS 18002 é auxiliar as organizações a implementar um sistema de gestão eficaz da SST, que traga resultados consistentes e duradouros em termos de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Clique aqui para acessar as "dicas" de abril...

 Informe Publicitário

ROTEIROS EXCLUSIVOS

Na Rota do Vinho: 10 dias visitando uma das principais rotas do Champagne e do vinho na França.

O melhor do Reino Unido e Irlanda: 17 (ou 21) dias visitando as principais cidades da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda.

Canadá Magnífico do Atlântico ao Pacífico: 11 (ou 19) dias em um roteiro completo e deslumbrante de leste a oeste do Canadá.

O melhor de Portugal com Santiago de Compostela: 13 (ou 17) dias pelas principais regiões de Portugal/Galícia.

O melhor do Marrocos e Madri: 11 dias conhecendo todo o exotismo das cidades imperais Marroquinas e a monumental Madri.

            INFORMAÇÕES E RESERVAS

Telefone: (11) 3846-0323


Saiba Mais  
Gestão Ambiental

Ferrari: quando a Fórmula Um é "Fórmula Gente"

Nos últimos anos, a Ferrari tem conquistado antecipadamente - e com folga - o título de Fórmula Um. Modelo de arte e alta tecnologia, a Ferrari se uniu aos principais fabricantes de equipamentos originais (OEMs) ao obter a certificação ISO 14001:1996, à qual atribui grande parte de seu extraordinário sucesso.

"Para se fazer carros extraordinários, é preciso ter homens e mulheres extraordinários trabalhando num ambiente extraordinário", declarou Luca Cordero di Montezemolo, presidente e diretor administrativo da Ferrari S.p.A., quando questionado por que uma empresa sinônima de carros de corrida e carros esportivos de luxo decidira buscar a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), elevando-o a um extraordinário nível de "desempenho ambiental".

Quando eu digo extraordinário não é exagero. Quando entrei na fábrica da Ferrari em Maranello, uma pequena cidade na região de Modena, ao sudeste de Veneza, pensei ter entrado por engano na exuberante estufa de uma mansão paladiana. Duas enormes áreas arborizadas, apinhadas de árvores, samambaias e arbustos, ladeavam ilhas de "técnicos de colarinho branco" - como são chamados os trabalhadores na Ferrari -, que montavam carros manualmente, enquanto canteiros de flores contornavam a área onde uma equipe técnica feminina trabalhava com componentes de carros.

Apesar do sol escaldante lá fora, o ar era ameno e fresco - não condicionado -, devido a uma estufa de parede dupla que afasta o calor no verão e acumula-o no inverno. O ruído é abafado, e a vista é acalmada pela predominância de cinza prateado com pinceladas de um vermelho vivo. O ambiente de trabalho na fábrica de Maranello, que é bastante grande e abriga quase todas as operações da Ferrari, é o resultado da avaliação dos aspectos ambientais da empresa e da decisão de se reduzir os impactos negativos da fábrica e, ao mesmo tempo, aumentar os impactos positivos.

"Você não encontrará nenhuma outra fábrica de carros em todo o mundo com um ambiente de trabalho tão moderno como esse, em termos de conforto, iluminação, limpeza e ordem", comentou Franco Magagni, engenheiro-chefe e diretor industrial da Ferrari, S.p.A., que me proporcionou uma visita às instalações. "E foi a ISO 14001 que mais contribuiu para que conseguíssemos isso. Eu, pessoalmente, queria que as nossas instalações fossem certificadas pela ISO 14001, e estou muito orgulhoso de termos conseguido isso".

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Publicações exclusivas
(que você só encontra no QSP)

 

SIGs
Sistemas Integrados de Gestão
Da teoria à prática

Serviços QSP de Auditoria

Terceirização de auditorias internas e outras avaliações independentes realizadas por auditores credenciados do QSP. 

Treinamentos Interativos
(em CD-ROM)

Gestão Prática de Processos

Instrutor: Amaury S. Botelho 

Sem similares no mercado.

 

QSP
Informe Reservado
(Exclusivo para Associados ao QSP Membership)

Nº 31 - Abril/2004
Gestão da Qualidade
 
Identificando necessidades potenciais de utilização de técnicas estatísticas para a ISO 9001:2000

A necessidade de dados quantitativos que podem ser, de maneira prática, associados à implementação das seções e subseções da ISO 9001 foi identificada na tabela a seguir. Para cada necessidade de dados quantitativos relacionada, identificou-se uma ou mais técnicas estatísticas que podem representar um benefício potencial para a organização, quando aplicadas adequadamente a tais dados.

A relação de técnicas estatísticas apresentada neste Informe Reservado não é completa nem absoluta, nem tampouco impede a utilização de outras técnicas (estatísticas ou não) que sejam consideradas benéficas à organização. Além disso, este Informe não visa a estipular qual(is) técnica(s) estatística(s) deve(m) ser utilizada(s), nem mesmo visa a recomendar como tais técnicas devem ser implementadas.

As técnicas estatísticas aqui relacionadas limitam-se àquelas que são mais conhecidas. Da mesma maneira, somente foram identificadas aplicações de técnicas estatísticas que são relativamente objetivas.

Leia mais... necessário inserir o nome de usuário e a senha fornecida a cada Associado ao QSP). 

 

Registro Internacional de Auditores

Os cursos do QSP 
de Formação de
Auditores-Líderes 
ISO 9000 e ISO 14000 
são credenciados,
respectivamente, pelo IRCA 
e pela IEMA, da Inglaterra.

Coleção Mitutoyo

CD DE TREINAMENTO INTERATIVO SOBRE INSTRUMENTOS PARA METROLOGIA DIMENSIONAL

À venda no QSP. 

Rede QSP de Fornecedores Conveniados
(para a concessão de descontos às empresas associadas ao QSP)

Veja quem são todos os nossos conveniados.

 

Rápidas

* Seis Sigma: já estão abertas as inscrições para os próximos Cursos de Formação e Certificação de Black Belts (veja aqui) e de Green Belts (veja aqui), cujo início será no dia 14 de junho e que terão, respectivamente, 4 e 2 meses de duração.

* Como melhorar a qualidade (e reduzir preços) dos produtos e serviços dos fornecedores de sua empresa? Essa é a questão que tem levado diversas organizações a recorrer ao QSP para auxiliá-las - gratuitamente - a engajar seus fornecedores para atingir tais objetivos. Se esse for o caso de sua empresa, solicite-nos mais informações através do e-mail: cursos@qsp.org.br ou do telefone (11) 3847-2020.

Nossos próximos cursos abertos
(clique no respectivo link para ver o detalhamento de cada curso)

Marketing Verde - O que é e como aplicá-lo na empresa (dia 06 de maio)

A Educação Ambiental na Empresa (dia 07 de maio)

ISO 9000 - Atualização de Auditores-Líderes da Qualidade - Transition Course - Curso internacional licenciado da Inglaterra (dias 17 e 18 de maio)

ISO 9001 - Interpretação e Implantação de Requisitos (dias 31 de maio e 01 de junho)

Mapeamento e Gerenciamento de Processos com Foco na ISO 9001 (dias 02 e 03 de junho)

Indicadores de Desempenho e Balanced Scorecard alinhados com a ISO 9001 (dia 04 de junho)

ISO 14000 - Auditor Ambiental
Curso Avançado de Auditor de Sistemas de Gestão Ambiental

Curso internacional para registro na
IEMA, da Inglaterra.

De 10 a 14 de maio.

ISO 9000 - Lead Auditor
Treinamento de Auditor-Líder da Qualidade

Curso internacional para registro 
no IRCA, da Inglaterra.

De 14 a 18 de junho.

Importante: Associados ao QSP Membership têm até 36% de desconto nos cursos abertos, conforme definido no Programa Fidelidade QSP.

Inscrições: eventos@qsp.org.br e (11) 3847-2020. 

 
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Diretor responsável: Francesco De Cicco - Programação e Administração: Aurea V. Tonella.
Comentários, críticas e sugestões: qsp@qsp.org.br - PABX: (11) 3847-2020 - Fax: (11) 3847-2025
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