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Desmitificando os SIGs - Sistemas Integrados de Gestão
O que são Sistemas Integrados de Gestão? Integração Integrado significa combinado - colocar todas as práticas internas de gestão em um único sistema, mas não como componentes separados. Para que esses sistemas sejam parte integrante do sistema de gestão da empresa, devem haver ligações para que as fronteiras entre os processos sejam tênues. Sistema Sistema é a interligação de componentes para alcançar um determinado objetivo. Tais componentes incluem a organização, os recursos e os processos. Portanto, fazem parte do sistema as pessoas, os equipamentos e a cultura, bem como as práticas e as políticas documentadas. Definição Sistema Integrado de Gestão (SIG) é um sistema de gestão que integra todos os componentes dos negócios da organização em um único sistema coerente, de forma que seja possível alcançar seu propósito e missão.
Qualquer coisa que tenha efeito nos resultados da empresa deve fazer parte do sistema de gestão. Portanto, o SIG deve integrar todos os sistemas atuais formalizados que focalizam qualidade, segurança e saúde, meio ambiente, pessoas, finanças etc. Isso significa que todos os processos e documentos que descrevem esses sistemas devem ser integrados. O que não é integração Para integrar algo, não basta colocá-lo próximo aos outros componentes - é preciso fixá-lo aos outros de maneira que forme um todo. Portanto, colocar o sistema financeiro, o sistema da qualidade e o sistema ambiental em um único manual de políticas e procedimentos não é a mesma coisa que integrar os sistemas de gestão. Criar uma norma nacional para sistemas de gestão não é integração. Comprar um software que gerencie a documentação da qualidade, segurança e meio ambiente não é integração. Fundir áreas como, por exemplo, alocar o gerente da qualidade, o gerente de segurança e o gerente de meio ambiente em um mesmo departamento, não é integração. Gestão integrada Às vezes, a palavra "sistema" é omitida, mudando assim o sujeito da integração de sistema para gestão. Gestão integrada é um conceito no qual a gestão funcional é diluída por toda a organização, de forma que os gerentes administrem uma série de funções. Por exemplo, o gerente de fabricação poderia gerenciar planejamento, fabricação, segurança, pessoal, qualidade, meio ambiente, finanças etc. Por que integrar os sistemas de gestão? Razões Há várias boas razões para a integração:
Pressão A pressão para integrar sistemas de gestão vem de dentro. Dificilmente os clientes exigirão um SIG. Não existem normas internacionais para sistemas integrados de gestão. Como integrar os sistemas? Há vários métodos que podem ser usados, dependendo da situação atual da organização. Conversão Se a organização possui um Sistema de Gestão da Qualidade certificado, poderá começar a partir daí, acrescentando os processos necessários para atender aos requisitos de saúde, segurança, meio ambiente e outros requisitos de normas para sistemas de gestão. Todos os sistemas devem ter em comum os seguintes processos:
Eis alguns acréscimos importantes:
A integração acontece após o acréscimo de novas práticas aos processos existentes, e a conseqüente revisão dos documentos para que abranjam saúde, segurança etc. O ponto fraco dessa abordagem é que a qualidade do resultado depende muito do enfoque usado pela organização ao desenvolver o sistema da qualidade original. Fusão de sistemas Se a organização tem mais de um sistema formal (ex.: um sistema de gestão da qualidade e um sistema de gestão ambiental), poderá fundir os dois e prosseguir a integração de outros sistemas quando iniciar sua formalização. Com esse método, a organização poderá fundir a documentação que serve de apoio ao mesmo processo. Contudo, continuarão existindo dois sistemas separados, a menos que os rótulos sejam removidos e a qualidade, a segurança e o meio ambiente deixem de ser separados no nível de detalhes. Abordagem de engenharia de sistemas Se a organização tem um sistema formal ou um sistema informal, poderá adotar o abordagem de engenharia de sistemas para o desenvolvimento de sistemas de gestão; isto é, conceber um sistema de cima para baixo para atender a um objetivo específico. O benefício é que será estruturado um sistema coerente, que atenderá às necessidades da organização sem vinculá-la a uma norma específica. As normas são usadas para ajudar a identificar tarefas e processos. Essa abordagem começa com uma análise geral da empresa e o estabelecimento de seus objetivos, da missão e dos processos centrais que levam ao cumprimento dessa missão. As etapas que se seguem são:
Com essa abordagem, são utilizadas as descrições de processos, tarefas etc, quando contribuem para o objetivo do processo. Se não contribuem, deve-se descartá-las e reescrevê-las. Afinal, o foco está no processo e não em disciplinas separadas. Tradução:Marily Sales dos Reis.
Conheça
aqui a visão e a metodologia do QSP para a implementação dos SIGs... |
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