TREINAMENTO REALIZADO SOMENTE NA MODALIDADE IN COMPANY

 
  • Objetivo geral:

    Capacitar os participantes a compreender e aplicar os conceitos relacionados à Logística Reversa, criando diferencial para a organização e para o cliente, reduzindo custos por descumprimento da legislação e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. 
     

  • Objetivos específicos:

    - Compreender e aplicar os conceitos relacionados à Logística Reversa;
    - Conhecer os elementos necessários à administração da cadeia da Logística Reversa nas organizações;
    - Estabelecer processos de Logística no pós-venda;
    - Gerar valor para a organização e para os clientes utilizando a Logística Reversa;
    - Gerenciar os custos da Logística Reversa.
     

  • Programa: 

    SUSTENTABILIDADE E AÇÃO HUMANA E EMPRESARIAL

    - Sustentabilidade ampliada: características e dimensões econômica, social, ambiental e complementares;
    - Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade ampliada;
    - Agenda 21e papel dos agentes sociais no desenvolvimento sustentável;
    - Pegada ecológica e impacto da ação humana no planeta;
    - 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e 8Rs (Refletir, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar,Reparar, Responsabilizar-se e Repassar) na vida pessoal e na Logística.

    RESÍDUOS

    - Política nacional de resíduos sólidos;
    - Classificação dos resíduos;
    - Principais aspectos legais relacionados aos resíduos;
    - Normas nacionais e internacionais relacionadas;
    - Casos de sucesso na gestão de resíduos.

    LOGÍSTICA REVERSA, CUSTOS LOGÍSTICOS E EXIGÊNCIAS AMBIENTAIS

    - Conceitos básicos, características e processos potenciais;
    - Gestão de devoluções;
    - Distribuição Reversa de Pós-Venda e Distribuição Direta;
    - Desafios da Logística Reversa de Pós-Venda.
    - Ciclo de produção do berço ao berço: da geração à destinação;
    - Logística reversa na redução de custos e/ou na garantia de mercado;
    - Responsabilidade legal da empresa na gestão dos resíduos;
    - Riscos à reputação corporativa pela não adoção da Logística Reversa;
    - Apuração e controle dos custos logísticos.

    OFICINA DE IMPLANTAÇÃO – Parte I: Diagnóstico dos processos

    - Metodologia de gestão de processos: técnicas de mapeamento, análise e revisão;
    - Apresentação da metodologia de Gestão da Cadeia de Logística Reversa (GCLR);
    - Mapeamento da cadeia logística: atividades, responsáveis, sistemas, recursos e outros elementos;
    - Análise e revisão: problemas comuns na cadeia logística, identificação dos pontos críticos, controles atuais e potenciais, propostas de melhoria.

    OFICINA DE IMPLANTAÇÃO – Parte II: Custos e Comunicação

    - Avaliação dos custos atuais e riscos financeiros por descumprimento dos requisitos legais;
    - Identificação dos investimentos necessários e potenciais retornos financeiros, econômicos e corporativos;
    - Campanhas internas de conscientização e mobilização;
    - Ações de marketing focadas nos stakeholders organizacionais externos;
    - Concepção e acompanhamento de plano de implantação;
    - Avaliação dos resultados.
     

* Avaliação contínua dos participantes durante o curso e Exame Final.

Atenção:

* Aos participantes que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete), será fornecido pelo QSP Certificado de Aprovação no curso.

* Os participantes receberão os modelos apresentados no curso e contarão com sistema gratuito de consultas online (tira-dúvidas por correio eletrônico), por um período de 30 (trinta) dias após o treinamento.
 

Mais informações:

Contate o QSP através do e-mail qsp@qsp.org.br ou do telefone (11) 3704-3200.

Para realizar este curso em sua organização, solicite-nos uma PROPOSTA.

 

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