Curso ministrado atualmente somente na modalidade In Company.

 
  • Antecedentes:

    Compliance é o resultado do atendimento, por parte de uma organização, às suas obrigações.

    As políticas e os procedimentos para atingir o compliance devem ser integrados a todos os aspectos de como a organização opera. O compliance não deve ser visto como uma atividade isolada, mas deve estar alinhado aos objetivos estratégicos globais da organização. Um programa de compliance eficaz dará sustentação a esses objetivos.

    O compliance deve, ao mesmo tempo em que mantém sua independência, ser integrado aos sistemas de gestão da organização (gestão financeira, de riscos, da qualidade, ambiental, da segurança e saúde no trabalho, etc.) e a seus requisitos e procedimentos operacionais.

    Um programa de compliance eficaz que abranja toda a organização proporcionará a possibilidade dela demonstrar seu comprometimento com o compliance a leis pertinentes, incluindo requisitos legais, códigos da indústria, normas técnicas, bem como a padrões de boa governança corporativa, ética e expectativas da comunidade. A maneira como uma organização trata o compliance deve ser modelada por seus valores principais e por padrões éticos, comunitários e de governança corporativa normalmente aceitos.

    A não adoção dos valores acima em todos os níveis de operação de uma organização a expõe a riscos de falha de compliance. Em muitas situações, a Justiça tem levado em consideração o comprometimento de uma organização com o compliance ao estabelecer a penalidade a ser aplicada por violação de leis pertinentes.
     

  • Objetivo geral:

    Apresentar e discutir as diretrizes da norma AS 3806:2006 sobre Programas de Compliance e sua integração aos frameworks de Gestão de Riscos existentes nas organizações. O curso visa também a capacitar os participantes na implementação de uma abordagem estruturada baseada na incorporação da AS 3806 às diretrizes da ISO 31000 de Gestão de Riscos.
     
  • Programa básico: 

    - Compliance e Gestão de Riscos como elementos de execução da estratégia: os riscos emergentes; o
    alcance de resultados integrados à estratégia.
    -Visão geral da norma AS 3806:2006: campo de aplicação, objetivo, definições e princípios de compliance.
    - Introdução à ISO 31000:2009: escopo, princípios, estrutura e processo de Gestão de Riscos.
    - Integrando Programas de Compliance à Gestão de Riscos:
    - Comprometimento:como avaliar o nível de comprometimento da alta direção; política de compliance integrada à gestão de riscos; objetivos e estratégias; obrigações de compliance; avaliação de riscos.
    - Implementação: responsabilidades; habilidades do executivo de compliance; terceirização; comunicação interna e externa; competências e treinamento; a cultura de compliance: principais cuidados, as 10 etapas para a sua implantação; métodos de controle e procedimentos; tratamento de riscos.
    - Monitoramento e medição: desempenho do programa de compliance; fontes de informação; coleta, análise e classificação de dados; desenvolvimento de indicadores; relatórios de compliance; documentos, registros e práticas.
    - Melhoria contínua: análise crítica; resultados da análise crítica do programa de compliance.
    - Discussão de casos e particularidades dos participantes na implementação de programas de compliance e sua integração à gestão de riscos.
     

  • Manual exclusivo:

    Para cada participante do curso, será fornecido gratuitamente pelo QSP o manual:

    * Programas de Compliance - A norma AS 3806:2006
     

  • Mais informações:

    Contate o QSP através do e-mail qsp@qsp.org.br ou do telefone (11) 3704-3200.

    Para realizar este curso em sua organização, solicite-nos uma PROPOSTA.

     

Leia também: