Esta coluna trata não só dos aspectos negativos dos riscos (perdas, ameaças ao sucesso), mas também de seus aspectos positivos (ganhos, oportunidades de benefícios).

 

 A Gestão de Riscos no Século XXI 

Edição 07/2004

                                                                                                               

Manuais sobre Gestão de Riscos

GESTÃO DE RISCOS
AS/NZS 4360:  a primeira norma de âmbito mundial sobre Sistemas de Gestão de Riscos.

TECNOLOGIAS CONSAGRADAS DE GESTÃO DE RISCOS
Reprint da coletânea "Técnicas Modernas de Gerência de Riscos“ e do livro "Introdução à Engenharia de Segurança de Sistemas".

Veja aqui...

Aos prezados leitores 

Após um ano do reinício formal das atividades do QSP nos vários campos do Risk Management, e a fim de atender adequadamente à crescente demanda pelos nossos serviços de consultoria e treinamento em gerenciamento de riscos, o QSP irá criar em breve uma nova área que permitirá ampliar a gama de informações e conhecimentos que serão colocados à disposição do mercado brasileiro e internacional.

Esta coluna, que tenho tido o prazer de preparar, passará por modificações  e será incorporada ao veículo de comunicação que surgirá com a criação dessa nova área.

Eu e meu companheiro de longa data, Mario Luiz Fantazzini, continuaremos a coordenar os trabalhos do QSP relacionados ao tema. Aos amigos e clientes que desejarem nos contatar, permanecemos à disposição através do e-mail: qsp@qsp.org.br e do telefone: (11) 3704-3200.

Gestão de Riscos: parte integrante da governança corporativa e das boas práticas de gestão (2ª parte)
por Kevin Knight (ISO)

Uma das maiores dificuldades em se desenvolver qualquer norma ou diretriz é obter representação de uma ampla gama de organizações interessadas e pertinentes, visto que as normas são produzidas por consenso. Isso é importante principalmente quando tentamos produzir uma norma de gestão - sem falar na gestão de riscos ligada à governança corporativa.

Com exceção do comitê técnico conjunto da Austrália/Nova Zelândia, deveríamos perguntar: onde se encontram os usuários da gestão de riscos em relação ao debate contínuo sobre normas para governança corporativa, gestão de riscos e controles internos? Lastimavelmente ausentes, seria a resposta. Em muitos casos, isso se deve à falta de vontade das associações de se envolverem no desenvolvimento de normas, pois temem que o documento resultante seja deficiente e elas sejam vistas como suas patrocinadoras. Isso ocorre geralmente devido à ignorância quanto à forma como as normas são desenvolvidas e aprovadas ou à crença de que as normas seriam o único receptáculo de conhecimento sobre gestão de riscos.

Leia mais....


Leia todas as edições da coluna Risk Management

Conheça aqui um pouco da minha carreira e história.

 

 

Serviços QSP em 
Gestão de Riscos

Estudos de Riscos de Processos/Segurança de Sistemas
Estudos de Riscos a Empreendimentos
Estudos de Oportunidades
Cursos de Análise e Avaliação de Riscos, com aplicação das tradicionais e de novas metodologias de Segurança de Sistemas
Treinamento em AOSB - Análise de Oportunidades e Sustentabilidade de Benefícios

Informações: qsp@qsp.org.br e (11) 3704-3200.

Untitled

Obtenha sua Certificação Profissional Internacional na ISO 31000 de Gestão de Riscos.
O Exame Nacional é realizado Online e Supervisionado ao Vivo pela Internet.
Veja aqui.
 

 


HOME | ASSOCIE-SE | PORTFÓLIO ISO 31000 | PORTFÓLIO QSMS | SOFTWARES | PUBLICAÇÕES | FALE CONOSCO

© 1991 – 2022, QSP.  Todos os direitos reservados